Quinta-feira, 9 de Abril de 2015

Exército - Episódios do Campo – Exercício Strong Resolve

 

Como aprontamento para uma projecção de forças (um contingente a ser enviado em missão, neste caso para os Balcãns), realizou-se, em 1998, o exercício Strong Resolve, que simulava no terreno, a disposição de forças beligerantes em conflito latente.

A minha companhia participou no referido exercício, tendo nós ficado com o papel do inimigo, ocupando posições que denotariam uma preparativa de uma ofensiva.

Tendo distribuído as secções do meu pelotão pelas suas localizações, fui eu ocupar a minha posição, a qual era bastante visível, junto a um itinerário.

Passados cerca de dois dias, lá fui importunado por um oficial (das nações unidas, que na realidade era um oficial paraquedista), que num inglês macarrónico, (pois queria dar numa de superior relativamente ao Aspirante, apesar do Aspirante ter tido uns anos de estudo de língua inglesa), lá foi questionando acerca do que me levava a ocupar aquela posição, ao que respondi que tal se devia exclusivamente a avaria na minha viatura (M113), tendo ele dado um prazo para que a posição fosse desocupada, não se tendo coibido de insistir uma e outra vez com coisas que achava que poderiam não estar tão bem quanto isso, relativamente à posição da minha viatura e à nossa localização (não fosse ele um oficial paraquedista)……  

armouredvehiclewith.jpg

 

Após este episódio (o qual era esperado), recebemos ordens por parte do comandante de companhia, para nos camuflarmos/ocultarmos, mantendo a mesma posição. Assim, dei indicações ao meu condutor, o qual manobrou a viatura para uma nova localização, que distava cerca de 5 metros da posição anteriormente ocupada. Esmerámo-nos na ocultação da viatura, tendo dependurado a enorme rede de camuflagem de um ramo de uma árvore, dando um aspecto disforme ao volume da

viatura, que se assemelhava bastante com um balsedo. Dissimulámos também os rastos deixados pelas lagartas do M113.

Qual não foi o nosso espanto quando, no dia seguinte, a patrulha dos capacetes azuis passou pela nossa localização, com a viatura a deslocar-se a uns 10km/hora e por nada conseguiram identificar a nossa viatura, que estava ali, bem perto, bem ao lado deles….

Mais tarde, no decurso deste exercício, recebemos ordens para regressar ao compound onde se encontrava a companhia e, após um breve período, foi-nos ordenado que voltássemos a ocupar as anteriores posições, tendo as viaturas saído, uma de cada vez, por forma poder escolher itinerários não vigiados pelas patrulhas de capacetes azuis, que tinham montado check points em praticamente todos os acessos às anteriores posições.

chaimite_v200_l2.jpg

 

Quando chegou a minha vez de me deslocar, escolhi um itinerário bastante a Este, fazendo conta de que tal me permitiria evitar qualquer check point. Erro meu – após uma lomba, e num itinerário bastante apertado, dei de caras com uma chaimite que se encontrava parcialmente atascada. Aproveitei a oportunidade e negociei a minha passagem para a posição, por contrapartida do desatascanço da viatura daquele tenente cavaleiro paraquedista, (e para grande alívio do mesmo, certo que tal incidente jamais viria a ser relatado em SITREP, e do conhecimento dos seus superiores).

 

 

 

publicado por Sweet Sex Teen às 17:40
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Pilão - O cabulanço quase...

. Exército - O riso assento...

. Pilão - A Lei da Oferta e...

. Pilão - A viagem de final...

. Exército - O português é ...

. Pilão - Das aulas - XI - ...

. Pilão - O 25 de Maio, os ...

. Outras Situações - O Ress...

. O livro..... na incubador...

. Academia Militar - Um Ten...

.arquivos

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub